Proteger os pulmões após os incêndios florestais

Marque já a sua consulta de Pneumologia

Os recentes incêndios florestais em Portugal deixaram impactos devastadores, não apenas na paisagem, mas também na saúde de todas as pessoas expostas ao fumo e aos vapores intensos. No rescaldo dos incêndios, é provável que vejamos um aumento nas infeções respiratórias, afetando particularmente indivíduos como os bombeiros, os moradores das áreas afetadas e todos aqueles que estavam próximos do fumo.

Os riscos da exposição ao fumo para a saúde

A inalação de fumo de incêndios florestais pode representar ameaças significativas à saúde pulmonar, especialmente para as pessoas com condições pré-existentes, idosos e crianças.

O fumo dos incêndios é uma mistura prejudicial de gases e partículas finas, consistindo principalmente de monóxido de carbono, compostos orgânicos voláteis e partículas finas (PM2,5). Essas partículas minúsculas podem penetrar profundamente nos pulmões, causando irritação, inflamação e, em casos graves, infeções respiratórias graves ou exacerbação de doenças pulmonares crónicas, como asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC). Pessoas expostas a altos níveis de fumo podem apresentar sintomas como tosse persistente, falta de ar, pieira e irritação na garganta. Se a exposição for prolongada, pode aumentar o risco de bronquite, pneumonia e outras infeções pulmonares.

Procure a ajuda de especialistas

Fruto de investimento continuado, o Hospital de Santa Maria – Porto está totalmente equipado e preparado para assistir aqueles que foram afetados pela inalação de fumo e os riscos de saúde associados. Com a mais avançada tecnologia em diagnóstico e tratamento, oferece atendimento abrangente para quaisquer condições respiratórias que possam surgir da exposição ao fumo. O Hospital de Santa Maria – Porto está equipado com tecnologia de ponta, incluindo tomografia computadorizada (TAC) de alta resolução e testes de função pulmonar (incluindo um Pletismógrafo), que permitem avaliar e diagnosticar com precisão qualquer dano ao sistema respiratório.

A intervenção precoce é fundamental para evitar uma maior deterioração da saúde respiratória, pelo que, em caso de sintomas, é importante consultar um especialista com a maior brevidade.

Uma equipa clínica dedicada

O hospital dispõe de uma equipa dedicada de técnicos de saúde e médicos especialistas nas áreas de Pneumologia e Medicina Geral e Familiar. Através da estreita colaboração entre as equipas, é garantida ao doente uma abordagem holística ao tratamento. O objetivo primordial é sempre o de oferecer planos de tratamento personalizados para garantir a recuperação total e a saúde pulmonar de longo prazo. Seja tratando infeções respiratórias agudas na consulta de ou acompanhando condições crónicas exacerbadas pela exposição ao fumo, ou ainda através da prevenção, estas equipas trabalham para fornecer os melhores cuidados de saúde para o melhor resultado.

 

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si