Guia do Acolhimento

Encontre aqui toda a informação sobre a melhor forma de beneficiar dos nossos serviços de Internamento — o nosso objetivo é ajudá-lo a restabelecer-se o mais rapidamente possível. Esforçar-nos-emos para que, durante a sua estadia, se sinta rodeado de atenção, conforto e carinho. Não hesite em solicitar a nossa ajuda sempre que necessite.

Serviços de Internamento

Realize o seu processo de internamento no Piso 0 com a nossa equipa administrativa, para o que deverá apresentar toda a documentação que lhe foi fornecida previamente pelo seu médico assistente.

Aqui será incluído no seu processo clínico o Consentimento Informado (se preenchido previamente na consulta) assinado por si e pelo seu médico, após ter sido esclarecido pelo mesmo da sua proposta terapêutica.

No serviço de internamento será recebido por um enfermeiro que o orientará na sua instalação e o informará sobre os procedimentos subsequentes.

Os serviços de internamento estão dotados de quartos privados e semiprivados, com duas camas e instalações sanitárias adequadas à sua higiene e adaptadas a pacientes com mobilidade reduzida.

Os vários serviços de internamento do Hospital são os seguintes:
Pavilhão de Santa Clara
Pavilhão de S. Francisco
Pavilhão de S. José
Pavilhão Irmã Rita de Jesus
Pavilhão Senhora das Neves
Pavilhão Menino Jesus
Pavilhão de Sto. António
O que deve trazer

Apesar de poder existir no seu processo individual alguma informação administrativa, clínica e social, é aconselhável ter consigo:

Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade;
Cartões do Hospital, da Segurança Social, do Subsistema de Proteção na Doença (SAMS, ADSE, ADME…);
Exames complementares de diagnóstico e informações médicas;
Um saco pequeno com roupão, chinelos, roupa interior, objectos e produtos de higiene pessoal, pijamas ou camisas de dormir; Passatempos preferidos (revistas, livros, jornais, música);

O que não deve trazer

Alimentos, bebidas e outras substâncias que se deteriorem à temperatura ambiente e que não são aconselhados no processo terapêutico Dinheiro, cheques, jóias e outros objectos de valor. Se não teve oportunidade de os entregar à sua família pode pedir à Tesouraria para os guardar no cofre.

O Hospital não se responsabiliza pelos objectos que não foram confiados à sua guarda.

Visita médica

A visita médica é assegurada pelo seu médico assistente. Nela podem participar vários profissionais da equipa de saúde que lhe presta cuidados.

Informação Clínica

De acordo com a legislação em vigor, toda a informação sobre a evolução do estado de saúde do doente será disponibilizada diretamente ao próprio.

Nos casos em que o doente se encontre incapaz de receber ou transmitir essa informação, o acompanhante ou um familiar direto poderá substituí-lo. Para tal deverá dirigir-se ao serviço de internamento e solicitar informações.

Informações via telefone aos familiares podem ser prestadas através do telefone





Realização de exames e tratamentos

Nas instalações do Hospital serão realizados todos os exames complementares e tratamentos que o seu médico assistente considere necessários, tais como:

Radiografia
Ecografia
Tomografia Computorizada
Ressonância Magnética
Ecocardiografia
Endoscopia
Análises Clínicas
Mamografia
Osteodensitometria.

Refeições

De acordo com as ementas disponíveis vai ter oportunidade de escolher com antecedência as refeições do almoço e do jantar.

Se tiver hábitos ou necessidades alimentares específicos, comunique-os ao seu médico e enfermeira para serem tidos em consideração na orientação da sua dieta. As refeições são servidas nos quartos, nos seguintes horários:



Refeições
Horário
Pequeno-Almoço
A partir das 08:00h
Almoço
A partir das 12:00h
Lanche
A partir das 16:00h
Jantar
A partir das 19:00h
Ceia
A partir das 22:00h
Assistência Religiosa

No Hospital há uma capela e um Padre Capelão, que presta assistência espiritual permanente, assim como Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores, que prestarão a assistência que solicitar.

O horário das missas, na capela, é o seguinte:

Semana: 7h30;
Domingos e dias santos: 10h30.

Comunicação com o exterior – Se professar uma religião diferente, pode solicitar a presença do seu ministro. Faremos todos os possíveis para facilitar estes contactos.

Telefone – No seu quarto dispõe de telefone privativo. Nos quartos semiprivados não há telefone privativo, porém, existe um telefone disponível no Serviço.

Correio – Pode expedir e receber a sua correspondência através da secretaria.

Telemóvel – Há locais no hospital onde o uso destes aparelhos é condicionado ou mesmo proibido. Cumpra rigorosamente as indicações. Utilize o modo de vibração ou toque no volume mínimo. Lembre-se que deve respeitar a hora do silêncio e os outros doentes.

Internet – No seu local de internamento, poderá aceder à internet, bastando para tal informar o responsável do Serviço.
Sendo a alta um momento importante do seu tratamento, todos os elementos da equipa de saúde intervêm na previsão das condições em que esta se vai processar.

Tentaremos, sempre que possível, programá-la consigo, com o seu acompanhante ou familiares e, eventualmente, com as entidades a que necessite de ser referenciado.

A decisão da data em que deixará o Hospital compete ao seu médico assistente.

Antes de deixar o hospital, deverá:

Esclarecer com os profissionais que cuidaram de si todas as dúvidas e confirmar as orientações sobre os cuidados a ter em casa.

Confirmar que tem: o relatório médico de alta, o certificado de incapacidade temporária (atestado do médico) e as receitas dos medicamentos devidamente identificados (vinhetas e carimbos); a data de marcação da próxima consulta e exames; os seus objetos pessoais.

Se, após a alta, lhe surgirem dúvidas ou houver agravamento do seu estado de saúde deverá contactar o médico ou equipa que o trata, ou o serviço onde esteve internado, através do telefone



Nota: Com este contacto poderá evitar uma deslocação desnecessária ao hospital.

Esperamos que o atendimento no nosso hospital corresponda às suas expetativas. A nossa equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares e cuidadores terá sempre como principal objetivo e preocupação o seu bem-estar e o máximo conforto na sua estadia.

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

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