Encontre aqui toda a informação sobre a melhor forma de beneficiar dos nossos serviços de Internamento — o nosso objetivo é ajudá-lo a restabelecer-se o mais rapidamente possível. Esforçar-nos-emos para que, durante a sua estadia, se sinta rodeado de atenção, conforto e carinho. Não hesite em solicitar a nossa ajuda sempre que necessite.
Serviços de Internamento
Realize o seu processo de internamento no Piso 0 com a nossa equipa administrativa, para o que deverá apresentar toda a documentação que lhe foi fornecida previamente pelo seu médico assistente.
Aqui será incluído no seu processo clínico o Consentimento Informado (se preenchido previamente na consulta) assinado por si e pelo seu médico, após ter sido esclarecido pelo mesmo da sua proposta terapêutica.
No serviço de internamento será recebido por um enfermeiro que o orientará na sua instalação e o informará sobre os procedimentos subsequentes.
Os serviços de internamento estão dotados de quartos privados e semiprivados, com duas camas e instalações sanitárias adequadas à sua higiene e adaptadas a pacientes com mobilidade reduzida.
Os vários serviços de internamento do Hospital são os seguintes:
Pavilhão de Santa Clara
Pavilhão de S. Francisco
Pavilhão de S. José
Pavilhão Irmã Rita de Jesus
Pavilhão Senhora das Neves
Pavilhão Menino Jesus
Pavilhão de Sto. António
Apesar de poder existir no seu processo individual alguma informação administrativa, clínica e social, é aconselhável ter consigo:
Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade;
Cartões do Hospital, da Segurança Social, do Subsistema de Proteção na Doença (SAMS, ADSE, ADME…);
Exames complementares de diagnóstico e informações médicas;
Um saco pequeno com roupão, chinelos, roupa interior, objectos e produtos de higiene pessoal, pijamas ou camisas de dormir; Passatempos preferidos (revistas, livros, jornais, música);
O que não deve trazer
Alimentos, bebidas e outras substâncias que se deteriorem à temperatura ambiente e que não são aconselhados no processo terapêutico Dinheiro, cheques, jóias e outros objectos de valor. Se não teve oportunidade de os entregar à sua família pode pedir à Tesouraria para os guardar no cofre.
O Hospital não se responsabiliza pelos objectos que não foram confiados à sua guarda.
Visita médica
A visita médica é assegurada pelo seu médico assistente. Nela podem participar vários profissionais da equipa de saúde que lhe presta cuidados.
Informação Clínica
De acordo com a legislação em vigor, toda a informação sobre a evolução do estado de saúde do doente será disponibilizada diretamente ao próprio.
Nos casos em que o doente se encontre incapaz de receber ou transmitir essa informação, o acompanhante ou um familiar direto poderá substituí-lo. Para tal deverá dirigir-se ao serviço de internamento e solicitar informações.
Informações via telefone aos familiares podem ser prestadas através do telefone
Realização de exames e tratamentos
Nas instalações do Hospital serão realizados todos os exames complementares e tratamentos que o seu médico assistente considere necessários, tais como:
De acordo com as ementas disponíveis vai ter oportunidade de escolher com antecedência as refeições do almoço e do jantar.
Se tiver hábitos ou necessidades alimentares específicos, comunique-os ao seu médico e enfermeira para serem tidos em consideração na orientação da sua dieta. As refeições são servidas nos quartos, nos seguintes horários:
No Hospital há uma capela e um Padre Capelão, que presta assistência espiritual permanente, assim como Ministros Extraordinários da Comunhão e Visitadores, que prestarão a assistência que solicitar.
O horário das missas, na capela, é o seguinte:
Semana: 7h30;
Domingos e dias santos: 10h30.
Comunicação com o exterior – Se professar uma religião diferente, pode solicitar a presença do seu ministro. Faremos todos os possíveis para facilitar estes contactos.
Telefone – No seu quarto dispõe de telefone privativo. Nos quartos semiprivados não há telefone privativo, porém, existe um telefone disponível no Serviço.
Correio – Pode expedir e receber a sua correspondência através da secretaria.
Telemóvel – Há locais no hospital onde o uso destes aparelhos é condicionado ou mesmo proibido. Cumpra rigorosamente as indicações. Utilize o modo de vibração ou toque no volume mínimo. Lembre-se que deve respeitar a hora do silêncio e os outros doentes.
Internet – No seu local de internamento, poderá aceder à internet, bastando para tal informar o responsável do Serviço.
Sendo a alta um momento importante do seu tratamento, todos os elementos da equipa de saúde intervêm na previsão das condições em que esta se vai processar.
Tentaremos, sempre que possível, programá-la consigo, com o seu acompanhante ou familiares e, eventualmente, com as entidades a que necessite de ser referenciado.
A decisão da data em que deixará o Hospital compete ao seu médico assistente.
Antes de deixar o hospital, deverá:
Esclarecer com os profissionais que cuidaram de si todas as dúvidas e confirmar as orientações sobre os cuidados a ter em casa.
Confirmar que tem: o relatório médico de alta, o certificado de incapacidade temporária (atestado do médico) e as receitas dos medicamentos devidamente identificados (vinhetas e carimbos); a data de marcação da próxima consulta e exames; os seus objetos pessoais.
Se, após a alta, lhe surgirem dúvidas ou houver agravamento do seu estado de saúde deverá contactar o médico ou equipa que o trata, ou o serviço onde esteve internado, através do telefone
Nota: Com este contacto poderá evitar uma deslocação desnecessária ao hospital.
Esperamos que o atendimento no nosso hospital corresponda às suas expetativas. A nossa equipa de médicos, enfermeiros, auxiliares e cuidadores terá sempre como principal objetivo e preocupação o seu bem-estar e o máximo conforto na sua estadia.