Menu
Menu
A medicina hiperbárica é uma forma especializada de tratamento onde o doente é submetido a uma alta concentração de oxigénio e a uma pressão 2 a 3 vezes superior à pressão atmosférica ao nível do mar. Este tratamento é efetuado dentro de câmaras, que permitem regular quer a pressão quer o débito de oxigénio. Estas condições geram um aumento enorme da quantidade de oxigénio transportado pelo sangue disponibilizado aos tecidos do corpo humano.
Assim, o tratamento de oxigenação hiperbárica está particularmente indicado nas situações que evoluem com diminuição de oxigénio nos tecidos ou nos casos de formação de bolhas gasosas no corpo humano, de que é um exemplo a doença descompressiva dos mergulhadores.
Consoante o tipo de câmaras, as indicações terapêuticas variam, desde situações de extrema gravidade como são as intoxicações por monóxido de carbono ou cianídricas, às infeções necrotizantes, osteomielites, etc., a situações menos graves como são as úlceras, viabilização de enxertos, e cicatrização de lesões musculo-tendinosas.
Nestes últimos casos, o aumento de oxigénio ao nível das lesões, melhora as condições de cicatrização pela estimulação da formação de colagénio, novos vasos sanguíneos e epitelização das feridas.
Conheça as companhias de seguro associadas à Consulta de Sinistralidade
No Hospital de Santa Maria – Porto trabalhamos diariamente para melhorar os cuidados de saúde prestados aos nossos utentes.
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)