Unidade de Lesões Orais

Serviço

Rumo ao diagnóstico e tratamento em medicina e cirurgia oral

A Unidade de Lesões Orais (ULO) é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral, com o apoio de profissionais de várias áreas do conhecimento. A ULO foi fundada e é coordenada pelo Dr. Tiago Fonseca, médico estomatologista.

As lesões orais, lábios incluídos, podem classificar-se em: 1) lesões mucosas ou ósseas; 2) lesões planas, endofíticas ou exofíticas; 3) lesões brancas (leucoplásicas), vermelhas (eritematosas), branco-avermelhadas (leuco-eritematosas) ou escuras (melanocíticas). E podem ser benignas ou malignas. As lesões malignas são as mais preocupantes; mas as lesões orais potencialmente malignas merecem também a maior atenção, pela possibilidade de detecção e prevenção precoces do cancro oral.

Através da implementação de um protocolo articulado entre as especialidades de Anatomia Patológica e de Radiologia, é possível um diagnóstico célere de qualquer lesão mucosa ou óssea da boca, nomeadamente de lesões orais com suspeita de malignidade ou potencialmente malignas; e, no caso de confirmação de cancro oral, a actuação da equipa possibilita a rápida verificação da extensão da doença (loco-regional e à distância) e a ágil recuperação da saúde oral (prévia aos tratamentos subsequentes).

A biopsia incisional ou excisional de uma qualquer lesão oral pode ser realizada no próprio dia da consulta. O resultado da análise anatomo-patológica consegue ser disponibilizado até quatro dias, em média; e sempre que houver necessidade de estudo imagiológico, essa avaliação consegue ser feita nos três dias seguintes. Assim, nos casos de cancro oral, a meta é que o conjunto do diagnóstico, estadiamento e encaminhamento para avaliação multidisciplinar estejam concluídos entre oito a 15 dias.

A ULO possibilita também o tratamento médico (farmacológico) ou cirúrgico (operatório) de entidades benignas, bem como a intervenção em casos malignos simples. A ULO constitui-se como uma janela de oportunidade de melhor atuação clínica em medicina e cirurgia oral, sobretudo numa sociedade com cada vez maior e mais fácil acesso à informação.

ÁREAS DE ATUAÇÃO
  • Consultas: máculas (manchas), úlceras (feridas), tumefações (inchaços) e cancro
  • Exames: biopsia, ecografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética
  • Tratamentos: medicação e cirurgia convencional
ESPECIALIDADES DE APOIO
  • Anatomia Patológica
  • Anestesiologia
  • Enfermagem
  • Nutrição
  • Medicina Dentária
  • Medicina Interna
  • Radiologia
GRUPOS FUNCIONAIS
  • Grupo de Diagnóstico e Tratamento Médico
  • Grupo de Diagnóstico e Tratamento Cirúrgico

 

Companhias de seguros

Conheça as companhias de seguro associadas à Consulta de Sinistralidade

Exames Relacionados

Conheça os exames associados à especialidade

Notícias
Relacionadas

No Hospital de Santa Maria – Porto trabalhamos diariamente para melhorar os cuidados de saúde prestados aos nossos utentes.

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si