Outubro Rosa – prevenir o cancro da mama

Marque já a sua consulta de Ginecologia Obstetrícia

Outubro é tradicionalmente o mês de sensibilização para o combate e prevenção do cancro da mama. E porque a prevenção é o fator mais importante no que respeita às doenças oncológicas e a informação uma das nossas maiores armas, deixamos um conjunto de conselhos úteis a todas as mulheres, independentemente da sua idade.

Aposte na prevenção

Um crescente número de evidências científicas mostra que a escolha de um estilo de vida saudável está diretamente ligada a um menor risco de desenvolver cancro da mama. De acordo com estudos realizados, o excesso de peso, a inatividade física, o álcool e o tabaco merecem atenção especial, uma vez que são considerados fatores de risco para o cancro da mama.

Lembre-se: pratique exercício físico, faça uma alimentação equilibrada e mantenha um peso corporal normal – estas são três opções de estilo de vida simples, mas fundamentais para que tenha uma vida saudável!

Faça o autoexame da mama

É importante que todas as mulheres façam uma verificação dos seus seios periodicamente, através da palpação.  Esse autoexame pode ser feito, por exemplo, durante o banho, ou antes de se vestir. Familiarize-se com o seu peito, conheça a sua forma, isso ajudará a detetar eventuais alterações que possam surgir normalmente um nódulo (caroço).

Ao fazer esse autoexame, verifique o seguinte:

  • Uma mudança de tamanho, contorno ou posição do mamilo;
  • Nódulos óbvios ou espessamento, enrugamento ou ondulações na pele;
  • Veias mais proeminentes que o normal;
  • Inflamação ou erupção na mama;
  • Sangue ou secreção do mamilo;
  • Uma nova sensação – principalmente se for sentida em apenas um dos seios.

Se notar algo anormal, fale com o seu médico de imediato. Lembre-se que 9 em cada 10 caroços são inofensivos e a mama costuma ficar naturalmente protuberante como resultado de alterações hormonais normais, por exemplo, por altura da menstruação. Mas o diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do processo de cura, pelo que não deixe passar nenhuma alteração sem falar com o seu médico.

Se tem historial de cancro da mama na família, converse com o seu médico e faça exames regulares e indicados para a sua idade, incluindo exames clínicos.

Faça o rastreio periódico

A mamografia é amplamente aceite como o exame imagiológico mais acessível e que permite detetar o cancro da mama precocemente, mesmo antes de se tornar palpável. Quando a mamografia deteta alguma alteração, são solicitados outros exames, para confirmação de diagnóstico, como uma ecografia, que pode ser complementada com uma biópsia ou uma ressonância magnética. Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem fazer uma mamografia periodicamente.

Recomendações para a sua saúde da mama:

  • Obtenha informações sobre o acesso a programas adequados de rastreio da mama;
  • Se tiver entre 50 e 69 anos, deve participar no rastreio mamográfico a cada dois anos, conforme oferecido pelo sistema de saúde público e estabelecido de acordo com as Diretrizes Europeias da Mama;
  • Pergunte ao seu médico sobre quando deve começar a fazer o exame de mamografia;
  • Familiarize-se com os seus seios e converse com seu médico de imediato se notar alguma alteração ou algo que não ache normal;
  • Se tem história familiar de cancro da mama, marque exames regulares com o seu médico de família ou ginecologista.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si