Menu
Menu
A 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Cancro, criado em 2000 na “World Summit Against Cancer for the New Millenium”, que se assinala anualmente por iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC). A comemoração deste dia tem como objetivo a sensibilização para a prevenção e combate ao cancro.
O cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo, representando quase 10 milhões de mortes por ano, o equivalente à população de Portugal. Se não intervirmos, segundo o Global Cancer Observatory, entre 2020 e 2040, a incidência dos casos de cancro, em Portugal, vai aumentar de 60,5 mil para 70,7 mil, e a taxa de mortalidade vai aumentar de 30,2 mil para 38,3 mil. No entanto, há esperança que este ciclo mude, se adotarmos um estilo de vida livre de fatores de risco pode prevenir-se 30 a 50% dos cancros.
Um dos aspetos de enorme importância é a melhoria da literacia e compreensão sobre a doença, de forma a reduzir a incerteza e a aumentar a compreensão, envolvendo o cidadão na adoção de estilos de vida saudáveis, dos quais a alimentação é um pilar importante. Neste sentido, a UICC desenvolveu uma campanha, com a duração de 3 anos (2022-2024) denominada “Close the Care Gap”, em Portugal adotando o lema “Por cuidados mais justos” que pretende inspirar mudanças e mobilizar ações. O objetivo é motivar as pessoas que nos rodeiam em várias iniciativas, uma das quais participar no desafio 5km de atividade física da Liga Portuguesa Contra o Cancro (https://www.ligacontracancro.pt/desafio5km/) e sensibilizar as escolas para oferta de opções alimentares saudáveis e acessíveis, financeiramente.
Com base no conhecimento que hábitos alimentares incorretos e um estilo de vida sedentário promovem o aumento ponderal, o que, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de cancro, relembramos recomendações a ter em conta para a implementação de um estilo de vida saudável:
Consuma pelo menos 400g de fruta e hortícolas por dia, importantes fontes de nutrientes vitais para o funcionamento do organismo, tais como vitaminas, minerais e fibra, com o benefício de promoverem saciedade e terem um baixo valor energético.
Varie os alimentos pertencentes ao mesmo grupo da roda de alimentos, desta forma garante o consumo de um leque maior de nutrientes.
Evite alimentos processados, de elevada densidade energética, portadores de teores elevados de açúcar e gordura, pois são prejudiciais para a saúde, ao contribuírem para o excesso ponderal, obesidade e pelo risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Modere a ingestão de carne vermelha (500g p/semana) e evite o consumo de carne processada.
Limite o consumo de sal a 5 gramas por dia. Prefira produtos frescos a refeições pré-confecionadas. Opte por ervas aromáticas em detrimento do sal. Leia atentamente os rótulos dos produtos para averiguar o teor de sódio. Habitue, gradualmente, o seu paladar a uma alimentação com menos sal.
Mantenha uma boa hidratação diária (cerca de 1,5L p/ dia para mulheres adolescentes e adultas e 1,9L p/ dia para homens adolescentes e adultos).
Pratique exercício físico regularmente (pelo menos 150min/semana de atividade física de intensidade moderada ou pelo menos 75min/semana de atividade física de intensidade vigorosa).
A adoção de um estilo de vida saudável e ativo é o primeiro passo para a prevenção do cancro, sendo crucial a realização de rastreios para a sua deteção precoce. A luta começa na prevenção. Lute pela saúde do seu corpo! Cada um de nós tem a capacidade de fazer a diferença.
Equipa de Nutrição Hospital de Santa Maria – Porto
Partilhar
Recomendações para o Pé Diabético
Nos indivíduos com diabetes, a associação de um conjunto de complicações neurológicas, vasculares e infecciosas...Doença coronária – prevenir, identificar e tratar
A doença coronária, ou doença nas artérias do coração, consiste no desenvolvimento de placas de...A luta contra o cancro começa na sua prevenção
A 4 de fevereiro celebra-se o Dia Mundial do Cancro, criado em 2000 na “World...Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)