Menu
Menu
Sabia que a vertigem, ou tontura, e as perturbações do equilíbrio podem afetar até cerca de 20% da população adulta? E que estes sintomas são um contributo importante para a perda de qualidade de vida e risco de queda?
Nesse âmbito, a equipa de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria – Porto vai realizar um rastreio gratuito de patologia otoneurológica, entre os próximos dias 16 a 20 de setembro, das 09h30 às 18h00, nas instalações deste hospital.
O rastreio é dirigido a pessoas de todas as idades com queixas de tontura, vertigens ou desequilíbrios, com o objetivo de identificar as suas causas.
Esta iniciativa faz parte da comemoração da Semana do Equilíbrio e da Vertigem, que acontece mundialmente entre 14 e 22 de setembro de 2024, sendo promovida pela Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) a convite do Le Groupement de Recherche Physiopathologie Vestibulaire (GDR Vertige).
O rastreio visa a sensibilização da população para as patologias do foro otoneurológico, proporcionando o despiste e posterior encaminhamento de doentes com sintomas de vertigem/tontura e perturbações do equilíbrio para seguimento em consulta de otoneurologia.
Neste rastreio o audiologista irá colher a história clínica e através do exame físico com vídeo-oculografia (visualização dos olhos com uns óculos especiais) irá despistar assimetrias vestibulares entre o ouvido direito e o ouvido esquerdo, que poderão estar na base de doenças como a síndrome de Ménière; estados pós-eventos vestibulares agudos, como neuronites ou labirintites; vertigem paroxística posicional benigna ou enxaqueca vestibular. A causa dos sintomas vestibulares poderá também ser multifatorial, isto é, ter múltiplas causas, sendo que o paciente será informado dessa situação e de como proceder.
As inscrições para o rastreio são gratuitas, mas as vagas são limitadas, sendo obrigatória a inscrição através do telefone 225 082 000.
Se experiencia algum dos sintomas descritos acima, inscreva-se e participe neste rastreio!
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)