Entre 14 e 15 de março, o Hospital de Santa Maria – Porto recebeu o AO Spine Masters Seminar—Revision Surgery, um seminário de renome internacional que reuniu cerca de 50 especialistas em cirurgia da coluna vertebral de todo o mundo para discutir e aprofundar conhecimentos sobre as mais recentes técnicas e abordagens em cirurgias de revisão. O evento foi organizado pela AO Spine, uma das principais comunidades globais de cirurgiões especializados na coluna vertebral, contando com o Dr. Jorge Alves, cirurgião ortopedista do Hospital de Santa Maria – Porto, como Chairperson.
Um destaque do evento foi a homenagem ao Dr. Rui Pinto, renomado cirurgião de coluna, mentor e educador, e Diretor Clínico do Hospital de Santa Maria – Porto, cuja dedicação e contribuições têm causado um impacto significativo na área da cirurgia da coluna. O Dr. José Manuel Teixeira, Secretário-Geral da SPOT – Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, entregou ao Dr. Rui Pinto uma placa comemorativa em reconhecimento ao seu serviço à ortopedia nacional, enquanto Lurdes Serra Campos, diretora-geral do Hospital de Santa Maria – Porto, ofereceu o pin de ouro, um prestigiado galardão da instituição.
O programa deste seminário de dois dias, ministrado por um corpo docente renomado, consistiu em palestras, discussões baseadas em casos e debates sobre os desafios da cirurgia de revisão. Os participantes tiveram acesso a insights sobre a incidência e o impacto da cirurgia de revisão da coluna, as causas de revisões precoces e tardias, além do planeamento eficaz dessas intervenções.
Os tópicos abordados incluíram a recidiva de hérnia discal, pseudoartrose, síndrome do dorso plano, gestão de infeção, Proximal Junctional Kyphosis (PJK) e doença do segmento adjacente. Além disso, os especialistas também discutiram casos complexos, como osteoporose e síndrome da dor espinhal persistente tipo II.
Sobre este evento, o Dr. Rui Pinto, ortopedista e diretor clínico do Hospital de Santa Maria – Porto, afirma: “Foi uma honra para o Hospital de Santa Maria – Porto, receber e colaborar na organização deste evento, reafirmando o compromisso do Hospital com a excelência e a inovação na prestação de cuidados de saúde em Portugal”.
Dr. Jorge Alves, Dr. Rui Pinto, Dra. Lurdes Serra Campos, Dr. José Manuel Teixeira e Prof. Doutor Nuno Neves
Partilhar
© Copyright 2023 . Hospital de Santa
Maria – Porto, todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Sanzza
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)