Prova de Esforço em tapete rolante
Registo eletrocardiográfico (ECG) contínuo durante a realização de esforço, programado através de um protocolo, enquanto o utente caminha/corre num tapete rolante. O objetivo do exame é submeter o coração a um esforço aumentado, permitindo assim avaliar a resposta cardíaca e tensional a sinais e sintomas não existentes em repouso. É também indicado para avaliação da capacidade funcional em indivíduos saudáveis (desportistas).
PROCEDIMENTO: Para a realização do exame, o doente é monitorizado com elétrodos para que seja possível recolher a informação do traçado eletrocardiográfico (ECG). É também colocada a braçadeira de medição da tensão arterial para avaliação durante o exame. O tapete começa a andar com uma velocidade e inclinação reduzidas, mas estas vão aumentando gradualmente, e de acordo com um protocolo específico. A prova é interrompida quando são atingidos determinados objetivos ou quando são atingidos critérios de interrupção (fadiga máxima, outros).
PREPARAÇÃO: Não deve fumar, beber bebidas estimulantes (café, chá) ou bebidas alcoólicas 2 horas antes da realização do exame. Deve fazer uma refeição ligeira 2 horas antes da realização do exame. É importante trazer calçado confortável (ténis, sapatos rasos) e roupas leves. Deve também fazer-se acompanhar da sua medicação e exames anteriores se possuir, e estar atento à interrupção de determinada medicação para a realização da prova de esforço (apenas interromper se tiver indicação do médico assistente).