O sinus pilonidal, mais conhecido como quisto sacrococcígeo, localiza-se habitualmente na região do sacro e cóccix, ou seja, no fundo das costas, junto à prega glútea.
É uma patologia inflamatória relativamente comum, com maior incidência em pessoas jovens, e resulta da acumulação de pelos e detritos nesta zona, potenciados pela fricção local.
Como se manifesta?
O quisto pilonidal caracteriza-se pela formação de uma pequena cavidade subcutânea que pode:
Estes episódios são causa de grande desconforto e impacto na qualidade de vida, sendo muitas vezes necessária drenagem em Serviço de Urgência.
Tratamento em fase aguda
No Hospital de Santa Maria – Porto, o tratamento inicial é sempre individualizado e pode incluir:
Tratamento definitivo
O objetivo é tratar o quisto e prevenir recidivas. Atualmente, dispomos de técnicas avançadas e minimamente invasivas, cirúrgicas e não cirúrgicas, que permitem uma recuperação muito mais rápida e cómoda:
As vantagens destas abordagens são o pós-operatória quase inexistente, ausência de pensos tradicionais e regresso rápido à vida ativa, praticamente sem restrições.
Cuidados após a cirurgia
A colaboração do doente é essencial para o sucesso do tratamento:
Medidas de prevenção a longo prazo
Para reduzir o risco de recidiva, recomenda-se:
No Hospital de Santa Maria – Porto, dispomos de uma equipa de cirurgiões experientes e de tecnologia inovadora para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do sinus pilonidal, assegurando mais conforto, menos dor e uma recuperação mais rápida.
Partilhar
(Chamada para rede fixa nacional)