Todos os anos, a 18 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Menopausa, com o objetivo de sensibilizar e promover a informação sobre uma fase da vida que todas as mulheres irão vivenciar: a menopausa.
Mas afinal, o que é a menopausa?
A menopausa é um processo biológico natural que assinala o fim da fase reprodutiva da mulher. É diagnosticada quando ocorre a ausência de menstruação durante 12 meses consecutivos, sem outras causas médicas associadas. Longe de ser uma doença, a menopausa é uma transição normal da vida – pela qual a maioria das mulheres passa de forma natural.
Em que idade ocorre?
A idade média de início da menopausa situa-se por volta dos 50 anos, podendo surgir normalmente entre os 45 e os 55 anos. Em algumas situações, pode ocorrer mais cedo ou mais tarde, em função de fatores genéticos, condições de saúde ou tratamentos médicos.
Quais os sinais e sintomas?
Antes da menopausa, existe um período de transição chamado perimenopausa, que pode durar vários anos. Durante esta fase, é comum surgirem alterações no ciclo menstrual e sintomas como:
É importante reforçar que cada mulher vive esta fase de forma diferente: para algumas, os sintomas são ligeiros ou quase impercetíveis; para outras, podem ser mais marcantes no dia a dia.
Algumas curiosidades sobre a menopausa
É importante ter presente que a menopausa não é uma doença, mas sim uma etapa natural da vida e que a maioria das mulheres atravessa esta fase sem necessidade de tratamento médico. No entanto, quando os sintomas interferem com a qualidade de vida, existem opções eficazes de apoio e tratamento – desde medidas relacionadas com a alteração de estilo de vida a terapias médicas.
No Hospital de Santa Maria – Porto, incentivamos todas as mulheres a encarar a menopausa como uma parte importante do seu percurso de vida, a informar-se mais sobre esta condição comum todas as mulheres, para que o possam encarar com energia e naturalidade.
Se tem dúvidas, se os sintomas estão a ser incómodos ou se pretende compreender melhor a sua saúde nesta etapa, não hesite em consultar as nossas equipas de Medicina Geral e Familiar, Ginecologia ou Endocrinologia.
Partilhar
(Chamada para rede fixa nacional)