Dia Mundial da Água - Como otimizar a sua hidratação

Marque já a sua consulta de Nutrição

Dia 22 de março celebrou-se o Dia Mundial da Água, dia este que tem como objetivo relembrar o papel fundamental que a água representa no quotidiano e funcionamento do organismo do ser humano. Este dia serve também para relembrar a importância da boa gestão dos recursos hídricos e a sua utilização de forma responsável, em concordância com o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano – Preservação de Glaciares – e, concomitantemente, com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6: Água e Saneamento para todos até 2030.

No contexto da celebração deste dia, o Serviço de Nutrição do Hospital Santa Maria-Porto reuniu algumas curiosidades sobre este tema propondo comportamentos que podem otimizar a hidratação individual, já que o corpo humano é composto por cerca de 75% de água.

Sabia que?
  • a água é o único elemento químico da natureza que pode ser encontrado em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso?
  • 70% de todas as extrações de água doce são feitas no âmbito da agricultura? (ONU, 2024)
  • 42% das águas residuais domésticas não possuem um tratamento adequado? (ONU, 2023)
  • são necessários 50L de água diários, por pessoa, para atender às necessidades básicas de vida? (OMS)
  • a sensação de sede ocorre quando já há um nível significativo de desidratação?
  • a carne de vaca é o produto alimentar com maior pegada hídrica? (APN)

As recomendações de aporte diário de água para promover uma correta hidratação são de, aproximadamente, 1-1,5L para crianças com mais de 1 ano e de 1,5-2L (equivalente a 8-10 copos de água) para adultos. Uma vez que estes valores se encontram frequentemente acima dos valores reais atingidos pela população, mostra-se necessário recorrer simultaneamente a alternativas para otimizar a quantidade desejável ou para perfazer o valor desejado:

  • Aromatização natural da água, para quem não aprecia água simples, adicionando, por exemplo:
    • fruta em pequenas porções/ hortícolas (limão, laranja, lima, maçã, pepino);
    • especiarias (canela);
    • ervas aromáticas (hortelã);
    • Consumo de alimentos ricos em água (sopas, saladas, fruta e gelatinas).

Concluindo, é evidente a relevância do consumo de água para o bom funcionamento do corpo humano, uma vez que a mesma é responsável por inúmeras funções (hidratação, regulação térmica, transporte de nutrientes, absorção e eliminação). Deste modo, para que seja possível atingir as recomendações de ingestão de água de forma equalitária e universal, torna-se necessário que haja uma consciencialização para a questão da sustentabilidade ambiental deste recurso natural.

Propomos duas receitas que visam otimizar a ingestão hídrica:

Infusão de Camomila aromatizada com Hortelã e Canela

Ingredientes

  • 1L água a ferver;
  • 2 saquetas de chá de camomila;
  • 2 paus de canela;
  • 5-6 folhas de hortelã;
  • Gelo.

Preparação

  1. Colocar num recipiente a água a ferver com as saquetas de chá e o pau de canela;
  2. Aguardar até ficar morno e acrescentar as folhas de hortelã;
  3. Mexer bem e adicionar gelo. Servir frio e desfrutar.

 “Iced Tea

Ingredientes

  • 1L água;
  • 1 maçã;
  • 1 pêssego;
  • Gelo.

Preparação

  1. Colocar num jarro um pêssego e uma maçã, descascados e partidos em “gomos” ou em cubos;
  2. Adicionar a água e adicionar o gelo, mexer bem e esmagar ligeiramente o pêssego.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si