As tradições nutritivas do Natal

Marque já a sua consulta de Nutrição

O Natal é uma época marcada por tradições que unem famílias à volta da mesa. Mais do que simples refeições, as que resultam de receitas natalícias estão cheias de memórias e símbolos culturais e não são apenas saborosas e reconfortantes, muitas delas apresentam benefícios nutricionais que podem contribuir para a nossa saúde e bem‑estar. Celebrar o Natal com consciência é também reconhecer que a tradição pode ser nutritiva e equilibrada.

O bacalhau é um alimento comumente presente na consoada. Para além do seu significado cultural, é um alimento rico em proteína de elevada qualidade e com teor de gordura praticamente nulo. Fornece vitaminas do complexo B e minerais como fósforo e selénio, que contribuem para a saúde óssea e para o bom funcionamento do sistema imunitário. Quando acompanhado por leguminosas e/ou batata, legumes e azeite contribui para uma refeição completa e equilibrada. No entanto, é importante ter em conta a quantidade de azeite adicionada. Embora seja um ingrediente com propriedades nutricionais excecionais e benéficas para a saúde, quando adicionado em quantidades excessivas pode tornar a refeição desequilibrada por excesso de gordura.

As leguminosas, como o grão-de-bico, o feijão e as lentilhas, muitas vezes presentes em sopas ou acompanhamentos, são fonte de proteína vegetal, fibra e minerais. Contribuem para a saciedade e regulam o trânsito intestinal. Experimente acrescentar grão-de-bico ao bacalhau cozido para tornar esta refeição mais completa.

As especiarias, muito presentes nas sobremesas natalícias, como a canela, o cravinho e a noz‑moscada, conferem aroma e sabor característico às sobremesas e bebidas típicas desta época. Para além de melhorarem a palatibilidade, muitas delas possuem propriedades antioxidantes e anti‑inflamatórias. A canela, por exemplo, pode ajudar a regular os níveis de glicemia, enquanto o gengibre é conhecido por facilitar a digestão e pelas suas características anti-inflamatórias. Incorporar especiarias nas receitas natalícias é uma forma simples de adicionar sabor e benefícios nutricionais, diminuindo a adição de açúcar.

Os frutos oleaginosos, como as amêndoas, nozes e avelãs, são protagonistas desta altura. Estes alimentos fornecem ácidos gordos insaturados (ómega-3 e ómega-6), fibra e antioxidantes, contribuindo para a saúde cardiovascular. Deve optar-se pelas variantes naturais, sem adição de sal, gorduras ou açúcar.

O segredo para um Natal equilibrado, nutritivo e sustentável está em valorizar os ingredientes da época, em não produzir nem consumir quantidades excessivas saboreando cada prato com prazer, contribuindo simultaneamente para um baixo desperdício alimentar.

Partilhar

Conselhos de Saúde Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si