Num período em que já começamos a pensar no regresso às aulas e à rotina profissional, é sempre bom lembrar como podemos otimizar a nossa performance intelectual, nomeadamente fornecendo ao nosso organismo os nutrientes necessários. Na sequência da celebração recente do Dia Mundial do Cérebro, deixamos alguns conselhos sobre a tipologia de alimentos que podem ajudar na saúde do cérebro, designadamente a prevenir o declínio cognitivo.
Alimentos como peixes gordos, mirtilos e brócolos contêm nutrientes que podem apoiar a saúde e o funcionamento do cérebro, incluindo a memória. O seu cérebro é responsável por manter o coração a bater e os pulmões a respirar e faz a gestão do movimento, das emoções e do conhecimento.
Descubra aqui alguns alimentos que têm um efeito benéfico no seu cérebro:
- Peixes gordos como o salmão, o atum, a cavala e a sardinha, são ricos em ácidos gordos, nomeadamente o ómega-3, essenciais ao bom funcionamento do cérebro.
- Os frutos vermelhos, como os mirtilos e as framboesas, são ricos em flavonoides e possuem uma forte ação antioxidante, estimulando as funções cognitivas.
- Os vegetais crucíferos, como o brócolo, a couve-flor e a couve-de-bruxelas, contêm teores elevados de fibra e fitonutrientes que reduzem o stress oxidativo e, por sua vez, diminuem o risco de doenças neurodegenerativas.
- A cafeína, presente no café e no chá, estimula a concentração e o foco e diminui o declínio cognitivo. Para alcançar estes benefícios, não é aconselhável ultrapassar a dose diária máxima: 400mg/dia, ou seja, o equivalente a 2-3 chávenas de café expresso por dia, para adultos e não grávidas.
- Os frutos oleaginosos são fonte de ómega-3, ómega-6, vitaminas E, B6 e antioxidantes, compostos que melhoram a função cerebral, prevenindo o envelhecimento das células do cérebro, ao protegê-las de radicais livres e do seu efeito oxidativo.
- A curcuma, muito utilizada como condimento, é uma raiz rica em curcumina, que possui a propriedade de atravessar a barreira hematoencefálica, com propriedades antioxidante e anti-inflamatórias.
- As sementes de abóbora, que contêm antioxidantes que podem proteger o corpo e o cérebro dos radicais livres, sendo também uma excelente fonte de nutrientes como zinco, magnésio, cobre e ferro.