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As crianças com problemas visuais apresentam frequentemente dificuldades de aprendizagem que podem comprometer o seu normal desenvolvimento.
Independentemente da gravidade do problema, a criança pode não se queixar e a situação pode passar desapercebida aos pais. No entanto, pequenas alterações na visão podem conduzir a problemas mais graves. As alterações surgem por perda visual de um ou dos dois olhos e por isso a visão precisa de ser estimulada. Se um olho é menos utilizado pela criança, a tendência é que se agrave a deficiência por desuso. Os problemas visuais não tratados podem progredir para incapacidades definitivas.
A prevenção e deteção precoce de problemas visuais é fundamental para o tratamento. No início de cada ano letivo, os olhos das crianças devem ser examinados por um oftalmologista.
As cores são um importante elemento de comunicação. A incapacidade da criança em perceber e distinguir certas cores, como o vermelho do verde, chama-se daltonismo.
A criança daltónica pode apresentar dificuldades em interagir com materiais didáticos e com as práticas pedagógicas. A interação com colegas e professores também pode ser difícil para a criança, que pode desenvolver problemas de socialização.
É importante que a criança tenha acompanhamento médico, pois as consequências do daltonismo podem ser minimizadas.
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