Rastreio auditivo gratuito no Hospital de Santa Maria - Porto

Otorrinolaringologia
17 de junho de 2024

Os problemas de ouvido e da audição estão entre os mais comuns encontrados na sociedade atual e mais de 60% das situações podem ser identificadas e tratadas ao nível dos cuidados primários. Por essa razão, o Hospital de Santa Maria – Porto e a sua equipa de Otorrinolaringologia voltam a promover este ano um rastreio auditivo gratuito nas suas instalações, com início a 17 de junho e que se prolonga até ao final do mês de julho.

Sem limite de idade e abrangendo também a população infantil, este rastreio tem como objetivo avaliar a perda auditiva, através da realização de um audiograma tonal – um exame que descreve a acuidade auditiva do doente. Caso exista essa necessidade, ou seja, em caso de perda auditiva grave, o doente será encaminhado para uma consulta gratuita da especialidade de Otorrinolaringologia.

O rastreio decorre todos os dias úteis, das 9h30 às 19h00, sendo necessária inscrição prévia através do telefone 225 082 000. Os exames são limitados às vagas existentes.

A iniciativa irá culminar com a oferta de um ou de dois aparelhos auditivos (consoante o grau de perda auditiva) a um doente, selecionado entre todos os participantes no rastreio. A seleção do doente a quem será oferecida a prótese auditiva será feita pela equipa médica e técnica, tendo em conta os resultados do rastreio e segundo os critérios de perda auditiva mais acentuada, idade e implicações socioeconómicas.

Trata-se de um aparelho auditivo de última geração, sendo um dispositivo projetado para fornecer acesso a um universo de sons completo e real, para permitir que o cérebro funcione de forma mais natural.

Relativamente aos problemas de audição, existem alguns sinais que podem indicar que existe uma deficiência ou mesmo perda deste sentido.

Na criança, os pais deverão estar atentos aos seguintes sintomas:

  • desatenção ou dificuldade de concentração;
  • aumenta o som da TV ou não consegue ouvir o telefone;
  • fala mais alto do que o normal;
  • não distingue de onde vêm os sons;
  • atraso no desenvolvimento cognitivo.

No caso da população adulta, a perda de audição pode dever-se a várias causas, tendo normalmente indicação para rastreio quem apresenta os seguintes sintomas, que são os mais comuns:

  • perda ou diminuição de audição;
  • não perceção de algumas palavras;
  • dificuldade em acompanhar e participar em conversas de grupo;
  • zumbido nos ouvidos.

A equipa de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria – Porto conta com um conjunto de médicos especialistas nas mais diversas áreas, para ajudar a diagnosticar e a tratar todas as patologias do ouvido, incluindo a realização de cirurgia do ouvido e reabilitação auditiva.

Se tem dúvidas ou experiência algum dos sintomas acima, faça o rastreio ou consulte a nossa equipa de Otorrinolaringologia.

Partilhar

Artigos
Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si