Nova TAC com menos radiação e mais qualidade

Radiologia
28 de Novembro de 2023

Prosseguindo a sua estratégia de inovação e avanço tecnológico em saúde, o Hospital de Santa Maria – Porto acaba de adquirir um novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC), que já está instalado e em funcionamento na sua unidade de Imagiologia. Trata-se de um equipamento de vanguarda, que apresenta uma tecnologia revolucionária na área da Imagiologia, com menos radiação e que vem tornar possível a realização de exames e estudos mais avançados e de melhor qualidade.

Uma das grandes vantagens deste nova TAC é que emite menos radiação, apresentando uma redução de cerca de 30 a 40% da exposição à radiação para o utente, logo, oferecendo maior segurança. Com recurso a algoritmos de Inteligência Artificial, permite também a redução da exposição à radiação em órgãos sensíveis, como os olhos e tiroide, entre outros.

Esta TAC torna possível realizar o estudo torácico de rastreio com baixa dose (“low-dose”), por exemplo para exames de diagnóstico em Pneumologia ou Medicina Geral e Familiar.

Outra importante vantagem deste novo equipamento de TAC, é que veio possibilitar a realização de uma gama mais abrangente e mais específica de exames, como todo o tipo de estudos angiográficos, como o angio-TAC dos troncos supra-aórticos (vasos do pescoço) e o angio-TAC cerebral. No caso de doentes com próteses metálicas e dispositivos implantados (pacemaker ou cardio-desfibrilhador), possui um software que reduz os artefactos desses dispositivos, melhorando consideravelmente a qualidade do exame.

“São várias as vantagens deste equipamento, sendo de destacar a menor exposição dos doentes a radiação, de forma a cumprir os padrões e regulamentos relacionados com a segurança e práticas de imagem médica. Permite também melhorar a qualidade das imagens, uma maior versatilidade para diferentes exames, uma maior eficiência operacional e por fim – e não menos importante -, contribui para uma experiência mais confortável para o doente”, salienta o Dr. Rui Pinto, médico ortopedista e diretor clínico do Hospital de Santa Maria – Porto.

Partilhar

Artigos
Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si