Hospital de Santa Maria – Porto é o primeiro em Portugal a receber um braço robótico Mako

29 de fevereiro de 2024

Este hospital é o primeiro em Portugal a receber um braço robótico Mako SmartRobotics para a artroplastia do joelho e da anca. Em entrevista, o Dr. Rui Pinto, diretor clínico do Hospital de Santa Maria – Porto, apresenta as vantagens desta cirurgia face à convencional.

De que forma o Mako Smart Robotics vai contribuir para o seu trabalho e dos seus colegas?

O Mako é um braço robótico que nos vai permitir efetuar as substituições articulares da anca e do joelho com maior segurança e precisão na colocação dos implantes, utilizando vias de abordagens mais pequenas. Claro que todo o procedimento se baseia num correto planeamento pré-operatório, baseado numa TAC do joelho do doente que permite uma reconstrução tridimensional, introduzido num programa informático que decide de acordo com algoritmos pré-estabelecidos a melhor colocação dos implantes. Este plano é validado pelo cirurgião e pode ser alterado caso surjam novos dados durante a cirurgia. Em resumo, trata-se de uma tecnologia que vai permitir maior segurança, precisão do ato, rapidez e melhor funcionalidade, sendo espectável uma maior sobrevida das artroplastias.

Que procedimentos vai conseguir fazer com esta tecnologia que não eram realizados antes?

Os procedimentos são os mesmos que realizamos há varias décadas – as artroplastias do joelho e da anca -, o que altera é a forma como o fazemos. Podemos estabelecer uma comparação com o seguinte: todos nós já viajamos utilizando como referência um mapa em papel e conseguimos chegar ao destino, mas em termos atuais todos utilizam navegação por GPS, disponibilizada em qualquer telemóvel sendo também mais seguro, preciso e rápido. A segurança e a precisão, são de fato, duas das maiores vantagens deste tipo de cirurgia robótica.

Que impacto é que esta tecnologia vai ter na vida dos doentes?

Em termos imediatos, se utilizamos vias de acesso mais pequenas, o doente vai ter menos perdas de sangue, menos dor e uma recuperação mais rápida. A longo prazo, terá uma melhor função e uma sobrevida alargada da sua artroplastia.

Não tenho dúvida que haverá muitos doentes a procurar esta tecnologia para a realização das suas cirurgias, por todas as vantagens que oferece.

Quantas pessoas, em média, o Mako vai ajudar?

Este é primeiro equipamento em Portugal e por conseguinte não temos estatísticas a nível nacional que nos permitam avançar um número. Mas se olharmos para o que se passa em Espanha, podemos afirmar que é possível fazer mais de 1000 cirurgias por ano com este braço robótico.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si