Psicologia

Especialidade

Psicologia

Especialidade

O que é?

Atualmente existe um aumento das perturbações mentais, nomeadamente depressões, ansiedade, fobias e perturbações de stress-pós-traumático (PTSD). A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que cerca de metade de todo o sofrimento associado a situações de saúde-doença, no Ocidente, seja devido a perturbação mental, sobretudo à depressão e ansiedade (OMS, 2000).

Segundo o relatório da Ordem dos Psicólogos Portugueses*, “Desde há muito que a Psicologia demonstrou a efetividade das intervenções psicológicas em contexto de saúde, sendo eficaz no tratamento de uma panóplia de problemas que emergem ao longo do ciclo de vida. O campo destas intervenções estende-se desde as perturbações mentais propriamente ditas (…) até um conjunto de patologias clínicas como a doença cardiovascular (DCV), o cancro, dor crónica, entre outras.”.

Na “Estratégia nacional para o envelhecimento ativo e saudável 2017-2025” é destacada a importância da Psicogerontologia e dos seus profissionais no quadro de saúde dos idosos em colaboração com outros profissionais. É de igual reforçada a importância dos psicólogos na aposta da promoção da saúde física e psicológica, da literacia em saúde e do envelhecimento ativo.

Assim, desde já o Hospital Santa Maria – Porto disponibiliza para os seus utentes a avaliação e intervenção psicológica individual de forma a melhorar a sua saúde e bem-estar psicológicos.

A Psicologia Clínica no Hospital Santa Maria – Porto atuará nas seguintes áreas:

  • Nas diferentes crises de vida (lutos), problemas relacionais (divórcios, perturbações sexuais, dificuldades no casal), nomeadamente, problemas ao nível dos relacionamentos próximos e/ou íntimos, na família ou no seu meio social mais alargado (timidez, fobia social).
  • Queremos ajuda-lo com as suas queixas que remetem para experiências pessoais de sofrimento psicológico – ansiedade e crises de pânico, depressão, baixa auto-estima, desmotivação generalizada, problemas de alimentação ou da imagem do corpo.

Uma área que se tornou muito importante recentemente na saúde é de ajudar o utente a melhor lidar e conviver com a sua doença ou a de um familiar próximo de forma plena e mais satisfatória

A área do envelhecimento ativo e da estimulação cognitiva ganhou, nestes últimos anos, uma grande importância no prolongamento da esperança média de vida. Sendo benéfico para todos os seniores, torna-se essencial quer ao nível das demências, quer de vítimas de AVC e de sinistrados.

Modalidades de intervenção:

  • Avaliação e Intervenção psicológica individual.
  • População Alvo:
  • Jovens adultos, adultos e séniores.
  • Serviços de Psicologia:
  • Avaliação e Intervenção Neuropsicológica do Adulto e do Sénior;
  • Psicoterapia Familiar;
  • Psicoterapia de Casal;
  • Psicoterapia Sexual;
  • Psicoterapia das Perturbações do Comportamento Alimentar;
  • Psicoterapia para a Cessação Tabágica
  • Psicoterapia do Adulto.

Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). “Relatório da Evidência Científica sobre custo-efetividade de intervenções psicológicas em cuidados de saúde”.

Corpo Clínico

Preencha o formulário para marcar a sua consulta com o nosso corpo clínico.

Exames Relacionados

Conheça os exames associados à especialidade

Conselhos de Saúde Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si