Menu
Menu
A saúde da população e muito especificamente a saúde da Mulher exige, em tempos modernos, uma nova disciplina: já não é a Cirurgia ou a Medicina Interna; não é a Medicina Familiar; a Ginecologia ou a Pediatria; mas sim o conhecimento cada vez mais profundo da “Predisposição para o Cancro”.
Temos de ter a capacidade de prever o risco de Cancro, implementar a prevenção, primária e secundária e realizar “Testes de rastreio e de diagnóstico precoce”. O rastreio do Cancro constitui uma etapa extraordinariamente importante da prevenção e do diagnóstico precoce de forma a permitir o êxito terapêutico.
A prevenção primária recorre à vacinação e à educação para a Saúde, promovendo estilos de vida saudáveis na área da alimentação, da proteção solar, da luta antitabágica, anti álcool, anti drogas, na realização de exercício físico, etc. Esta ação é mais eficaz quando realizada junto da Comunidade escolar, que fará chegar a informação aos mais velhos.
A prevenção secundária constitui o verdadeiro rastreio com recurso a exames ou testes que permitam detetar lesões precoces, em fase inicial, suscetíveis de cura e que se mantém assintomáticas. É o caso das Mamografias, da Colpocitologia para Papanicolau, da pesquisa de sangue oculto nas fezes, da avaliação de determinados sinais cutâneos com características diversas, etc.
Preencha o formulário para marcar a sua consulta com o nosso corpo clínico.
Conheça os exames associados à especialidade
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)