Menu
Menu
A Estomatologia é a especialidade da Medicina que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças médicas e cirúrgicas do aparelho estomatognático. Essas doenças podem manifestar-se em qualquer idade, tendo uma causa local ou sendo a manifestação de patologias ou terapêuticas sistémicas.
O aparelho estomatognático é o conjunto de estruturas relacionadas com a boca, sejam elas intra-orais ou extra-orais. É constituído pelas várias porções da boca (ex.: lábios, dentes, gengiva, maxilares, mucosa oral e língua), assim como pela articulação temporo-mandibular (ATM) e pelas glândulas salivares (GS).
Para além dos problemas mais comuns, que afectam os dentes (ex.: cáries) e as suas estruturas de sustenção (ex.: periodontite), a patologia estomatológica inclui as doenças da mucosa oral e dos ossos maxilares. Na Estomatologia, as entidades destas estruturas incluem-se na Patologia e Cirurgia Oral e Maxilar.
Lesões leucopláscias (brancas), eritematosas (vermelhas), melanocíticas (escuras), vesiculo-bolhosas, ulcerativas ou tumorais são exemplos de grupos de entidades nosológicas da mucosa; distúrbios ósseos, assim como quistos e tumores odontogénicos e não odontogénicos são tipos de problemas dos maxilares.
Existem muitas doenças das GS. A patologia salivar mais frequente é a inflamatória (sialoadenite), por vezes associada à presença de um cálculo num canal salivar. A falta de distinção com outras situações, nomeadamente problemas dentários, pode originar um tratamento inadequado e a persistência do problema.
As principais manifestações de problemas das GS são a tumefação (glândula “inchada”) e/ou o desconforto/dor. Esta apresentação clínica dá-se nas localizações das glândulas: nas regiões parotídea, submandibular ou sublingual, tal como em qualquer localização da boca onde existam GS menores (ex.: lábios e palato).
A Estomatologia deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida do doente com patologia estomatológica. Deve basear-se na integração de várias áreas da saúde, médicas e não médicas, quer durante a prevenção quer nas diferentes etapas do diagnóstico e do tratamento, sempre de acordo com a legis artis.
Na Estomatologia, o avanço do conhecimento e da tecnologia permite diagnósticos mais rápidos e terapêuticas menos invasivas, para um melhor prognóstico. Exemplo disso é a estimulação / regeneração tecidual e a endoscopia salivar em patologia / cirurgia oro-maxilar e em glândulas salivares, respectivamente.
Preencha o formulário para marcar a sua consulta com o nosso corpo clínico.
Conheça os exames associados à especialidade
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)