Menu
Menu
Dra. Edite Espinheira Rio
Neurologista
A propósito do Dia Mundial da Doença de Alzheimer, é com muita preocupação que constatamos a triste realidade de que as demências continuam a aumentar, apesar de todos os alertas. Para além da inevitável ligação ao aumento da esperança de vida global e consequentes problemas inerentes ao avançar da idade, parece haver uma certa indiferença em relação às causas, mesmo as mais divulgadas – como o estilo de vida atual, a falta de cuidado com a saúde e a alimentação, o aumento da poluição e ainda as novas doenças víricas, entre as quais se destaca a Covid-19.
No entanto, existem fatores modificáveis que podem contribuir para prevenir a doença, ou seja, fatores da vida diária dos indivíduos que se podem mudar, como a prevenção e tratamento da hipertensão arterial, das doenças cardíacas e da diabetes, a obesidade e o tabagismo. Um alerta importante para as drogas de abuso – que começam a ser utilizadas desde idade jovem – assim como para as doenças infeciosas, como a tuberculose, a sífilis, a SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis, que podem causar, ou agravar, as demências.
A maior parte dos fatores modificáveis diz respeito ao estilo de vida: ter atividade física diária, de preferência ao ar livre, incrementar o contacto e o convívio social, privilegiando a formação académica continuada, fazer uma boa gestão do stress – todos eles são formas de prevenir a evolução para uma situação de demência, mesmo nas pessoas geneticamente suscetíveis, com história familiar de demências.
A importância da alteração do estilo de vida, com a gestão do stress, realização de exercício físico, socialização e atividade intelectual são os fatores mais importantes para a prevenção destas e de outras doenças, e ajudam a manter o cérebro ativo, e a mente saudável.
Em síntese, para a prevenção da Doença de Alzheimer e de outras demências, principalmente nas pessoas com historial familiar, é fundamental a realização de uma avaliação física e neurológica com um médico especialista em Neurologia, para despiste precoce de um quadro demencial, através de testes clínicos e analíticos específicos.
Não adie a sua decisão de consultar um especialista!
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)