O que é a Dermatite Atópica

Marque já a sua consulta de Dermato-Venereologia

A dermatite atópica é uma doença de pele (dermatose) crónica, cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos – entre 7 e 28% na Europa.

A doença manifesta-se geralmente antes dos dois anos de idade com o aparecimento de áreas de eczema, vesiculas, exsudação com presença de maior descamação e pele mais espessada.

As lesões causam sempre muito prurido e, antes dos dois anos de idade, aparecem geralmente na face, parte posterior dos braços e parte anterior das pernas.  Depois dos dois anos de idade, verifica-se uma mudança topográfica na localização das lesões – com menor envolvimento da face e maior envolvimento das pregas (cotovelos, joelhos, tornozelos, pescoço).

Paralelamente com a expressão clínica da dermatite atópica, existem outras características constitucionais de atopia, tais como secura cutânea, fissuras retroauriculares (área atrás das orelhas), perda de pêlo das sobrancelhas, prurido provocado pela sudação, descamação dos lábios, dupla prega palpebral, escurecimento da zona a volta dos olhos e linhas palmares mais marcadas.

Normalmente os doentes têm um historial pessoal ou familiares associado a outras doenças de base atópica – tal como asma, rinite alérgica e alergias alimentares.

Como tratar

O principal objetivo do tratamento consiste em combater a xerose (secura cutânea) e, para isso, aconselha-se banhos rápidos com agua tépida e aplicação diária de cremes hidratantes.

Aconselham-se também medidas para evitar fatores agravantes, como o contacto com ácaros, pó, pêlo de gato, caspa de cão e irritantes químicos (presentes, por exemplo, em lã e fibras, sabões, detergentes, tabaco ou perfumes).

Apenas devem ser evitados alimentos caso seja possível associar a sua ingestão e o agravamento das lesões. A utilização de probióticos e ácidos gordos é controversa, na medida em que não existe evidência científica quanto à sua eficácia.

Frequentemente é necessária a utilização de medicamentos para diminuir a inflamação da pele, como corticosteroides, imunomodeladores tópicos e imunossupressores sistémicos.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si