Dermatite atópica: Um problema para crianças e adultos

Marque já a sua consulta de Dermato-Venereologia

A dermatite atópica é uma doença frequente que afecta sobretudo crianças, a maioria dos casos com inicio antes dos 5 anos, tem tendência a melhorar com a idade mas em alguns casos pode persistir até à idade adulta.

Trata-se de uma doença crónica inflamatória caracterizada, na generalidade, por pele seca, inflamada (vermelha) e com prurido intenso, mas as manifestações clinicas variam muito dependendo da idade:

  1. Nas idades entre os 3 meses e os 2 anos as áreas do corpo mais afectadas são a face e a superfície exterior dos braços e parte da frente das pernas
  2. Nas idades entre 2 a 16 anos as áreas do corpo mais afectadas são o pescoço e as superfícies flexoras (dobras) especialmente nos joelhos e cotovelos.
  3. Nos adultos as lesões ocorrem nas zonas de flexão mas também na face e mã Nas formas crónicas a pele pode aparecer espessada.

Não há exames para detectar a doença, o diagnostico é feito pelo médico através da observação da pele e com base na história clinica de que resulte a existência de familiares afetados pela mesma doença.

Apesar de não haver cura para a dermatite atópica, há vários tratamentos para aliviar os sintomas nomeadamente:

  1. Eliminação de factores agravantes da doença, tais como evitar banhos excessivos com consequente secura cutânea, stress emocional, exposição a detergentes ou perfumes, ambientes muito quentes ou húmidos, mudanças bruscas de temperatura, roupas de lá ou fibras sintéticas tipo poliester e alergéneos alimentares e ambientais.
  2. Hidratação cutânea adequada, mediante a aplicação diária de cremes indicados para esta patologia.
  3. Tratamento farmacológico para tratar a inflamação cutânea, incluindo medicamentos anti-inflamatórios tópicos (corticosteróides e inibidos da calcineurina) e medicamentos que alteram a forma como sistema imunológico trabalha.
  4. Terapêuticas para aliviar o prurido.

A dermatite atópica tem um impacto significativo na qualidade de vida dos doentes, nomeadamente com alterações do ciclo do sono devido ao prurido, dai que seja necessário uma abordagem cuidadosa tanto diagnóstica como terapêutica.

Consulte sempre o seu dermatologista em caso de dúvidas ou se verificar a ocorrência de sintomas.

Partilhar

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si