A escoliose no adulto

Marque já a sua consulta de Ortopedia

A escoliose é uma curvatura da coluna vertebral no plano frontal e que pode acontecer durante o crescimento ou na idade adulta. A escoliose do adulto define-se como uma curvatura maior de 10 graus em doentes com idade superior a 18 anos. Existem dois tipos de escoliose no adulto:

1. Escoliose idiopática no adulto, quando se inicia durante o crescimento e se mantém ou agrava na idade adulta.

2. Escoliose de novo ou escoliose degenerativa, quando se desenvolve unicamente na idade adulta.

Este segundo tipo de escoliose é devido a alterações dos discos intervertebrais, com caráter assimétrico (mais de um lado do que do outro), ocasionando assim a curvatura lateral, e agravada por mais alterações discais, de formação dos corpos vertebrais e por ações de gravidade.

Qualquer um dos tipos pode agravar-se com a idade. Quando as curvaturas atingem valores mais elevados traduzem-se por deformidades do tronco e abdómen. Os sintomas mais frequentes são a dor e as queixas neurológicas devidas a estenose do canal vertebral. A deformação do tórax, motivada pela escoliose, é a responsável por quadros de insuficiência respiratório de tipo restritiva.

O diagnóstico é clínico e radiológico e o tratamento é personalizado dependendo do grau da escoliose, do desequilíbrio do doente bem como da sintomatologia apresentada.

Partilhar

Conselhos de Saúde Relacionados

Ligue já

225 082 000

(Chamada para rede fixa nacional)

Dias úteis: 08h00 às 24h00

Ou deixe-nos o seu contacto
Nós ligamos para si