Menu
Menu
A escoliose é uma curvatura da coluna vertebral no plano frontal e que pode acontecer durante o crescimento ou na idade adulta. A escoliose do adulto define-se como uma curvatura maior de 10 graus em doentes com idade superior a 18 anos. Existem dois tipos de escoliose no adulto:
1. Escoliose idiopática no adulto, quando se inicia durante o crescimento e se mantém ou agrava na idade adulta.
2. Escoliose de novo ou escoliose degenerativa, quando se desenvolve unicamente na idade adulta.
Este segundo tipo de escoliose é devido a alterações dos discos intervertebrais, com caráter assimétrico (mais de um lado do que do outro), ocasionando assim a curvatura lateral, e agravada por mais alterações discais, de formação dos corpos vertebrais e por ações de gravidade.
Qualquer um dos tipos pode agravar-se com a idade. Quando as curvaturas atingem valores mais elevados traduzem-se por deformidades do tronco e abdómen. Os sintomas mais frequentes são a dor e as queixas neurológicas devidas a estenose do canal vertebral. A deformação do tórax, motivada pela escoliose, é a responsável por quadros de insuficiência respiratório de tipo restritiva.
O diagnóstico é clínico e radiológico e o tratamento é personalizado dependendo do grau da escoliose, do desequilíbrio do doente bem como da sintomatologia apresentada.
Partilhar
Certificações
(Chamada para rede fixa nacional)